logo Br
DESAFIO - TECNOLOGIA E MERCADO DE TRABALHO

DESAFIO - TECNOLOGIA E MERCADO DE TRABALHO

Soluções para preparar os jovens para o futuro do trabalho com a tecnologia

Sub Desafios:

  1. Cursos de qualificação em tecnologia voltados para o trabalho

    (Exemplos: cursos de programação online e offline, qualificação para criação de aplicativos, qualificação em UX, UI e Product Owner)

  2. Qualificação voltada para novas maneiras de trabalhar

    (Exemplos: exploração de oportunidades para trabalho eventual (freelancer); qualificação para trabalho remoto (home office); clubes de relacionamento e redes de contato (networking); novas formas de relacionamento virtual e uso de espaços de trabalho compartilhado (coworking), entre outros.)

  3. Inclusão e diversidade no mercado de trabalho de tecnologia

    (Exemplos: soluções tecnológicas focadas em grupos minorizados, como mulheres, negros, LGBTQIAPN+ etc.; treinamento em áreas como liderança, motivação e trabalho em equipe; acesso a serviços de suporte ao trabalhador, como creches e agências de emprego especializadas; identificação de setores em crescimento capazes de reabsorver mão de obra, entre outros.)

  4. Programas de acesso a equipamentos e à internet

    (Exemplos: clubes de doação; campanhas de reciclagem de lixo eletrônico; doações recorrentes de empresas; doações de pessoas físicas; programas de voluntariado para experiências específicas, entre outros.)

  5. Maneiras através das quais as escolas (em especial as escolas públicas) podem preparar o jovem para o trabalho durante o Ensino Médio

    (Exemplos: Projetos e cursos de capacitação técnica; soluções que ajudem os aprendizes a tomarem decisões em relação ao futuro de forma crítica e embasada; parcerias com base em economia circular que levem os equipamentos necessários para dentro das escolas, garantindo acesso à tecnologia; oferecimento de conteúdos complementares, entre outros)

Saiba mais sobre o contexto do desafio:

Sabemos que a tecnologia é tida como o futuro do mercado de trabalho. Mas a própria compreensão do que é trabalhar com tecnologia é mais ampla do que um primeiro olhar pode sugerir. Não são apenas programadores que fazem sua carreira com tecnologia: designers, product owners e outros também são profissionais altamente qualificados prontos para esse futuro.

A qualificação para esse futuro é outro X da questão. Inserir essas qualificações na realidade dos jovens tem o potencial de servir como uma via rápida não só para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mas também para a superação das desigualdades, uma vez que os mercados relacionados à tecnologia oferecem boas carreiras em empregos dignos, com segurança, estabilidade, bons salários e satisfação profissional.

Quem quer se desenvolver numa carreira precisa com frequência voltar a estudar para se manter em sintonia com o mercado. Hoje, o destaque não é mais apenas para as profissões, mas também para competências e habilidades para o desenvolvimento de atividades específicas.

As ideias que surgirem neste desafio devem potencializar novos tipos de práticas e oportunidades, com o objetivo de oferecer novas experiências de empregabilidade que ajudem a agregar valor na jornada dos alunos que buscam oportunidades de trabalho digno, capaz de promover realização pessoal e profissional.

Mais informações:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2022-01/Estudo-da-oit-indica-recuperacao-lenta-do-mercado-de-trabalho